09 março 2007

Viagem Inca


Recentemente, um amigo, que pretende fazer a Trilha Inca, me pediu para reenviar uns e-mails que escrevi relatando minha viagem pela Bolívia e Peru, em 2004. Foi então que resolvi publicar aqui no blog esse meu diário eletrônico de viagem, para instigar/estimular quem mais tenha esse sonho em mente.
A história dessa viagem é muito legal! Tudo começou quando tentava conseguir um convite para assistir à pré-estréia (mundial) de "Diários de Motocicleta" do Walter Salles, acho que era início de 2004. Como sou cinéfila e sempre trabalhei com entretenimento, tenho lá meus contatos quentes, ou pelo menos TINHA meus contatos quentes.
Daquela vez, quem me deu uma força foi um caríssimo amigo, que trabalha numa distribuidora de cinema, o João, nome genérico, mas pessoa especial. Eu e minha ilustre-sempre-cara-de-pau, e o João, sempre quebrando meus galhos cinematrográficos.
Consegui 2 convites e na época meu marido, Daniel, estava trabalhando em horários bizarros, na restauração de um filme clássico da cinematografia brasileira e não poderia me acompanhar... Eis que entra em cena minha fiel escudeira, RP Vieira, e fomos juntas.
Ela amou o convite, imagine só!!! Que luxo!!!

Já tinha lido muito a respeito do filme e estava superempolgada para assistí-lo. O evento aconteceria nas salas do Arteplex, na Rua Frei Caneca, às 22h.
Chegando lá, muita gente; iriam ocupar todas as salas com a avant premiere do filme! Uma superfesta com o elenco do filme desfilando pelo hall dos cinemas: Gael Garcia Bernal, Alberto Granado em pessoa, Walter Salles, etc.

Entramos, o filme começa e eu ficando cada vez mais emocionada com as cenas, a poesia, o roteiro e a simplicidade da viagem da história, tudo isso me deixou tocadíssima. Alguns até podem dizer que não seria para tanto, mas para mim foi. A idéia de conhecer a América Latina me empolgou e quando acabou o filme e saí do cinema, tive a certeza de que minhas próximas férias passaria viajando para algum daqueles cenários do filme.

Ao final, fomos eu e RP Vieira comprimentar o Gael, com beijinho e tudo, além de seguirmos o Granado até o toalete, esperando o velhinho sair para igualmente comprimentá-lo pela aventura daquela viagem e por tudo que aquela história representou. Foi emocionante.

Machu Pichu era uma trip antiga que queria fazer... foram 2 tentativas frustradas no passado, mas a idéia tinha retomado o vigor depois do filme. A Bolívia viria no "pacote" devido, a princípio, ao "trem da morte", sempre imaginei ir para Machu Pichu de trem pela Bolívia. Depois, estudando os guias de viagem, percebi que a Bolívia deveria ser não só uma rota de passagem, mas parte integrante da viagem. De fato, foi uma descoberta e tanto, um país fascinante!

Os textos que seguem são bem divertidos e são a íntegra de e-mails que mandava, periodicamente para os amigos.

Nenhum comentário: