09 março 2007

Cap V - Lago Titicaca - Ilha do Sol e Cusco!!! 03/07/2004



Hola, que tal!!!
Desculpem pela demora, sei que muitos estão ansiosos pelas novidades mas as aventuras e desventuras na Am. Latina, não me permitiram escrever mais vezes, muitas dificuldades giram em torno da comunicação... aliás, o “dindin” está acabando… aí coisa complica…

Eu parei em Uyuni por 3 dias e depois fui para Copacabana, cidade às margens do lago Titicaca, o mais alto do mundo, a 3800m de altitude.

(Está tocando Roberto Carlos aqui na rádio do local – “Não perciso nem dizer, tudo isso que eu te digo, mas é muito bom saber, que você é meu amigo... papará papará papará..)

Depois de uma viagem gélida, com menos 10 graus, num trem de “mierda” de Uyuni para Oruro, onde me enganaram dizendo que tinha caleifação. Lá peguei um ônibus mais detonado ainda, para La Paz, de onde eu ainda pegaria na sequência outro ônibus para Copacabana, no Lago.

Passei um frio danado no trem e se não fosse pelo meu super sleepingbag, eu agora estaria morta e congelada nos Andes.
Para vocês terem uma idéia, a janela do trem do lado de for a, tinha crostas de gelo como na geladeira...

Chegando em Oruro, corri com um grupo de britânicos (escoceses, irlandeses e ingleses) para pegar o tal ônibus para La Paz, viagem que duraria umas 3h. Fomos direto e até pensei em ficar em La Paz por um ou dois dias, porém a cidade é muito grande, várias histórias de truques para assaltar turistas aí desanimei, basta SP...

A viagem até La Paz foi Linda, um puta visual como sempre, para compensar a falta de conforto ou o excesso de desconforto…
Chegando em La Paz, estávamos do alto vendo a cidade lá em baixo, rodeada de enormes picos nevados, lindo!!! Só que o visual da cidade em si, um horror!!! Um favelão enorme, uma Rocinha continua nas encostas das montanhas... HORROR!!!!
Ah, enquanto estive lá nevou!!! Foi engraçado, pois a cidade não
combina com neve...

Na rodoviária de La Paz, medonha e fedorenta, comprei outra passagem e me dirigi, quase que imediatamente, para Copacabana.

Foram mais ou menos 4h de viagem, tendo que baldear num tal “estreito-de-sei-lá-o-que” , onde eles embarcam os ônibus em umas balsas conduzidas por uns hominhos pequenos que nem
parecem que vão dar conta do recado... MEDA!!!!

Depois de uma jornada de 17h de viagens contínuas, cheguei na tão sonhada Copacabana!!!! Uma cidade linda, às margens do lago,
com um astral fantástico, pessoal relax, etc. Procurei um hostel
descente que fosse quentinho, com água “caliente” para el baño... Achei Fofésimo! - Kantutas Hostel - Detalhe: um dia, na hora do desayuno, vi o carinha que preparava o café, tomando o chorinho do suco no copo do liquidificador e logo em seguida, sem lavar, colocou mais frutas p/ bater outro suco... Felizmente não era o meu... Pode uma tosquisse dessa???

Em Copacabana eu estava no paraíso, lugar pequeno, tranquilo, com comida boa, trutas do lago, pessoal legal, uma super "VIBE"!!!! Só gringo doido gente boa… por outro lado muito israelense escroto, os caras terminam de matar os palestinos durante o exército e depois vêm para a Am. Latina para relaxar e exercer toda a escrotidão que lhes é peculiar... um horror!

Copacabana é a porta de entrada para a Ilha do Sol, que fica a 2h de barco da cidade. Fui fazer a trilha de um dia na Ilha. Foi o máximo!!! Incrível!!! As águas azuis e verdes do lago, suas pequenas praias desertas, suas montanhas, sua paisagem inóspita e bucólica, suas llamas e alpacas vagando pelos caminhos, sua população simples e hospitaleira, descendente dos quéchuas e aymaras... enfim tudo de bom!!!!

Dizem que lá nasceu o primeiro Inka : Manco Kapac. Tem inúmeras ruínas de templos, terraços de agricultura, tudo lindo e cheio de história!!!! A trilha ao redor da Ilha, de norte a sul, dura 4h, é linda, um pouco pesada, sob o sol quente, mas frio ao mesmo tempo. Fiz a trilha com um alemão e um canadense, com direito a parada para lanche e tudo o mais! O legal dessa parada, foi que virou um “point”, depois pararam também duas francesas e um “tiozinho” local e ficamos todos juntos sentados no chão, num local com vista privilegiada, escolhida a dedo, comendo e dividindo o nosso "pão"... foi divertido!

Na trip de barco até a ilha, conheci gente de vários países e os papos foram fantásticos! Viagens que cada um já tinha feito pelo mundo, lugares a conhecer, trocas de dicas sobre futuros destinos, cuidados a tomar, histórias sobre a Am. Latina, música, literatura,
costumes, filosofias de vida, tudo muito legal! A discussão de consenso dos "no english speakers": infelizmente, isso tudo só foi possível através da língua colonialista que é o maldito inglês... odeio admitir isso!!!! Ah, e tem mais, os EUA estão realmente por fora... e encontrei outra pessoa cujo objetivo principal é NUNCA ir para NY!!!! Ehehehe!!! Não sou a única!!!!

Depois de Copacabana fui para Cusco, meu penúltimo destino.
Fui de ônibus, com direito a baldeação em Puno, também às margens do Titicaca, mas já no Peru. A cidade é muito feia, e realmente o lado boliviano do lago é muito mais legal!!!! Sem comparação!!!!

Ficamos lá por 5h, esperando pelo famoso "BUS CAMA" que deveria sair às 20h. Nesse meio tempo, fomos todos, os passageiros a embarcar, conhecer "las islas flotantes de URUS", uma coisa bizarra! Elas são mesmo flutuates, feitas de um tipo de taboa, eu achei todo aquele passeio muito chato, muito coisa de turista.
Além do mais, estava morrendo de frio, já que eram 16h e não tinha mais sol e quando eu sinto frio não consigo pensar muito bem, então fico bem irritada e não acho graça em mais nada...

Assim foi meu passeio pelas “islas flotantes”...não aconselho... puro turismo de japonês para tirar fotos e veja que nem isso eu fiz de
tão irritada que estava... Meu mau humor é uma pérola rara!!!!

Finalmente seguimos para Cusco, mas óbvio que tinha que ter uma confusão no ônibus... era um daqueles de 2 andares, em baixo era leito e em cima normal... Mas o quê os picaretas fizeram??? Venderam mais leitos do que lugares disponíveis e um grupo de baianos, que eram muito legais por sinal (várias tiazinhas aventureiras!), se FU*** pois ficaram sem seus lugares... Os
IRRESPONSÁVEIS não anotaram os números dos assentos e portanto “os baianos” não puderam reivindicar seus lugares propriamente ditos, só a grana que pagaram a mais... foi a maior confusão que por fim não deu em nada, como sempre! Eu também fiquei P*** com mais uma falta de respeito, o tal ônibus leito, tinha nada menos do que TODAS as janelas de baixo estouradas e meu assento estava quebrado e torto, viajei por 8h pendendo para o lado...

Chegamos a Cusco às 4h da manhã com um frio medonho!!!
Por coincidência, tinha reserva no mesmo hostel dos “baianos”… Êita lugarzinho frio, sujo e fedido!!!! Até chorei quando, às 4h30 adentrei minha “abitación”, porquita e vi a privada com xixi e cheia de goticulas amareladas no assento... uhuhu!!! "disgusting"!!!!
O quarto era tão frio que tive que usar meu sleepingbag, até mesmo por uma questão higiênica...

Pela manhã, quando acordei, meu único objetivo era sair de lá...
Acabei indo fazer um passeio no Vale Sagrado dos Incas, fomos em vários sítios arqueológicos nos arredores de Cusco e ainda visitamos alguns mercados típicos, o dia foi bem proveitoso. Na volta, fui para um outro hostel bem mais caro, porém quentinho, limpinho e aconchegante, características fundamentais quando se está sozinha sem um cobertorzinho de orelha… que saudades!

Impressões sobre Cusco: sin palavras! É uma cidade linda!!! Cheia de agitos, de museus, etc., muuuito legal!!! A Catedral é uma coisa
maravilhosa, e talvez a igreja mais bonita que já visitei... e olha que na Itália eu vi igrejas lindas! Talvez só não seja mais bela que a Igreja de S. Francisco de Assis, em Assis (Itália), mas de qualquer forma é o máximo! Só no predio central, ela tem 17 altares de ouro e prata!!!

A parte chata de tudo é que está chovendo aqui... não uma chuva
torrencial, mas uma chuva "chatorrencial"... e com isso o frio aumenta... faz 2 dias que não pára de chover e só para lembrá-los, amanhã, às 7h30 devo ingressar na Trilha Inca... ai meu Deus!!!!
Com essa chuva até pensei em desistir, eu já odeio frio, com chuva então… piorou! Mas depois de toda essa SAGA, desistir seria covardia da minha parte... e mais, o astral que existe em torno do "fazer a Trilha" é algo que te enche de energia e curiosidade, não tem jeito!!!

A minha esperança, se a chuva não passar, é que no final de 4 dias eu consiga ver o sol...
Espero sobreviver a tudo isso... mas que tá muito frio, isso tá!

Ontem fui numa baladinha "Cuzqueña" à noite, as baladas aqui são fortes e rola droga pacas!
É isso, amanhã começo minha peregrinação de 4 dias, com
certeza será uma prova de resistência física e psicológica...

Tenho um objetivo para o próximo ano e é isso que vou pedir a "Pachamama" (mãe terra) quando chegar lá em cima...
Torçam por mim e saibam que quando chegar lá vou pensar em todos vocês e pedir um pouco de energia para cada um, isso tá garantido!

Quando descer no dia 7, se tiver forças, escrevo como foi ...
Repito, Cusco é mais interessante do que qualquer um possa imaginar e bem mais cara também, se puderem, venham um dia...

Hasta la vista!

PS. estamos com lua cheia e estou achando um desperdicio este tempinho de chuva...imagine subir sob a luz da Lua!

Nenhum comentário: