20 março 2007

Livro 30 Anos da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo




Como disse diversas vezes, sou apaixonada por cinema, costumo acompanhar a programação do circuito comercial e alternativo da cidade, exceto pela atual situação de MÃE, que me impossibilita a frequência possível em outros tempos.

Sendo assim “cinéfila”, sou também uma fiel seguidora e apreciadora da Mostra de Cinema de São Paulo, desde muito tempo. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente seu idealizador e sempre resposável, Leon Cakoff, e sua esposa, a simpática Renata Almeida. Quando trabalhava no canal Eurochannel, fomos apoiadores da Mostra por uns 3 anos, o tempo em que trabalhei no marketing do canal e que pude desenvolver meus melhores e mais prazeirosos trabalhos.

Em 2006, ano em que a Mostra completou o seu trigésimo aniversário, foi produzido um livro comemorativo, escrito pelo Leon, obviamente. O livro se chama “Cinema sem Fim” e trata-se, sem dúvida, de um documento histórico da Mostra e da cidade de São Paulo, algo para se ter em casa, ler, relembrar e consultar. Além disso, o livro em si é uma bela peça, bonito, sóbrio, de cores pertinentes ao tema, recheado de belas e interessantes fotografias memoráveis.

Por fortuna, meu marido me presenteou com este livro no último Natal, fiquei muito feliz pois realmente queria tê-lo em casa junto com os demais catálogos que coleciono. Como o recebi como presente, não saberia dizer o preço, nem cometi a indelicadeza de perguntar, mas tenho certeza que pelo porte, não deve ter custado pouco.

Comecei a ler no início de fevereiro e logo no começo me aborreci devido a alguns excessos, informações repetitivas, ainda que interessantes, mas tudo bem, era somente o início. Passam-se 2 ou 3 capítulos e reparo em outro “ruído” (prefiro usar este termo…), que também tolhe a graça da leitura, a repetição de termos. Continuo sendo condescendente, achando que estou sendo chata com a leitura, mas outro “ruído” que considero ainda mais grave, começa a me incomodar de verdade… os erros ortográficos…
Depois disso já passo a lamentar pelo livro, sem entretanto, deixar de considerar a preciosidade de informações nele contidas, mas me irritando ferozmente a cada erro crasso que encontro.

Não fica por aí, como disse trata-se de uma bela impressão feita pela Imprensa Oficial, um projeto gráfico bem elaborado, mas de realização sofrível… Esse mesmo livro em poucos dias de manuseio começa se desmantelar… a cada capítulo lido, percebo que sua “ brochura” se descola do tomo continuamente, seguindo assim até o último capítulo/brochura, culminando num livro solto em sua capa… A cada erro que encontrava, a cada fato interessante que lia, a cada brochura que descolava ou filme que conhecia, sentia uma mistura de satisfação com decepção!

Fiquei triste… um livro tão significativo e tão mal executado… Erros de coesão, erros ortográficos, falta de revisão e ainda desmantelamento?
Uma pena!

Acabei de lê-lo ontem à noite, aprendi muita coisa, relembrei outras tantas, me diverti muito com os “causos” curiosos da vida cinematográfica da Mostra e do Leon Cakoff, sua “luta” e “resistência” peitando as mazelas políticas e financeiras que sempre assolaram o nosso país, sua idgnação com relação à “censura” que por muito tempo perseguiu a Mostra (as palavras entre aspas se repetem exaustivamente durante todo o livro!).
Morri de inveja dos que puderam ver “Cães de Aluguel”, em 1992, apresentado pelo próprio Tarantino e dos “gatos-pingados”, que tiveram a lucidez de prestigiar uma mesa redonda com o mesmo Tarantino, falando sobre cinema independente…
Me emocionei quando li a respeito de uma entrevista com o mestre Truffaut, nos corredores de um hotel em Cannes, em 1973… eu ainda estava por nascer!
Achei engraçadíssimo Leon e Renata em uma reunião com o então desconhecido, Wong Kar Wai, exibirem, com ingenuidade, seus DVDs piratas recém adquiridos na ruas de Hong Kong…
O cinema é mágico… e a Mostra é a época do ano que a cidade se torna ainda mais viva e interessante… as pessoas circulando, correndo para tentar ver mais um filme.

Admiro a forma como ele e Renata trabalharam e trabalham a formação de público em nosso país, adquirindo o respeito de todos, a credibilidade internacional e o prestígio merecido pelo lindo esforço que realizam. Mas cuidado, o livro merecia ter sido tratado com maior carinho…

Título: Cinema Sem Fim
Autor: Leon Cakoff
Editora: Imprensa Oficial SP
Ano: 2006
Número de páginas: 456
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

www.mostra.org

Nenhum comentário: