01 janeiro 2008

Viagem ao Cu do Mundo - 01/01/08 - Chui - RS




Caros Amigos,

Agora com um blog posso fazer meus diários de viagem aqui mesmo, deixando de lado o e-mail e suas mensagens que não chegam, caixas lotadas, pessoas que apagam sem ler, endereços perdidos, etc, etc, etc.

Bem estamos aqui, eu, Daniel e Valentina, nossa mais nova aventureira, para mais uma aventura latinoamericana.
Eu e Daniel estamos de férias e decidimos concretizar uma viagem inspirada em uma dica de um grande amigo nosso gaúcho, o Fabio Bastos e pilhados por um outro amigo gaúcho, o Miguel: decidimos ir até o Uruguai de carro!!! Isso mesmo, de carro, mala, cuia, barraca e apetrechos e claro, nossa pequena Valen!

Enrolamos bem para decidir, mas viemos, saímos de SP dia 29 depois de muito atraso devido a notícias de que a BR 116, a Regis..., estava parada... claro! Adiamos algumas horas a partida, mas de nada adiantou, saímos às 16h e mesmo assim levamos mais de 4h para andar 160km... foi fóda!
Conseguimos chegar em Curitiba às 1h30 da manhã... não achávamos lugar para dormir, acho que todo mundo parou lá para dormir! Um saco! Quando conseguimos um lugar, o cara o hotel nos deu um quarto de merda sem espaço para um colchão no chão, conclusão: o Daniel dormiu na rampa anti-mendigo do Serra, no corredor do banheiro do quarto...noite de merda...

Saímos de lá cedo para nossa primeira parada que seria Floripa, onde prentendíamos passar o Ano Novo no camping do Rio Vermelho, nosso velho conhecido. Chegamos em Floripa às 10h30, um calor dos infernos, a Valen tinha dormido, mas tava acordada, irritadíssima, coitada.
Logo na entrada pra Ilha, uma fila maldita onde ficamos por mais de 40 min. para andar uns 100m no máximo, foi horrível! Decidimos parar pra pensar.
Foi uma decisão no ímpeto - vamos seguir pra Porto Alegre direto! Do jeito que a coisa estava, a gente ia levar algumas horas para andar os 15km até o camping, o que seria fatal para nós e nossa pobrezinha.
Voltamos pra trás e rumamos pra POA... mas eis que quando chegamos na BR 101, tudo estava parado também, ficamos passados, maldito final de ano, todo mundo querendo praia e a estrada estava parada até pelo menos Imbituba...
Mudança de planos novamente, pegamos a estrada rumo Lages para fugir do trânsito e ir para POA pela BR 116, pelas serras catarinense e gaúcha.
Isso não mudaria nosso objetivo de chegar a POA, mas encompridaria significativamente a viagem devido às estradas sinuosas, etc. Foi bem legal, o caminho é lindo, mas a viagem não rende! Pegamos uma chuva muito forte em SC na serra e além, disso, a Valinha passou mal na serra gaúcha e vomitou no carro litros de suco de uva que tinha tomado... imaginem a saga.
Ok, mantivemos a calma e seguimos para POA para então, na casa gentilmente cedida por nosso amigo Miguel, darmos um jeito na sujeirada, que horror!
Chegamos lá quase meia noite depois de mais de 800 km rodados no dia, horas e horas de volante, exaustos!
Tadinha da Valen, nem acordou, cuidamos de tudo e ficou tudo bem.
Decidimos ficar em POA por 1 dia para recuperarmos as pilhas e depois seguir rumo ao Uruguai. Passamos a virada, em POA, os 3 na cidade vazia, quase fantasma, em contraste à muvuca de Floripa e do resto do mundo... ficamos os 3 na sacada do Miguel vendo os minguados fogos, mas foi tudo muito bom, a família unida pedindo por um 2008 melhor para todos.

Hoje pegamos a estrada para o Chui bem cedinho, o caminho foi muito legal, passamos por uma cidade muito linda chamada S. Loureço do Sul, praia da Lagoa do Patos, almoçamos lá comendo um belo peixe a dorê. Depois de um descanço seguimos pela estrada até Pelotas e depois rumo ao Chui, passando pela reserva ecológica do Taim, muito linda com várias espécies de animais, aves, etc. A estrada é uma reta só, bem vazia mesmo, e plana de tudo! Não se vê alma viva, um tapete, ótima!

Andamos ao todo umas 5h30h de carro, quase 500km, para enfim chegarmos aqui, no cu do Brasil! Uma cidade meio velho oeste, meio Tijuana, meio Puerto Quijaro, dividida ao meio por uma avenida onde de um lado é Brasil e de outro Uruguai. Do lado do Uruguai vemos free shops em contraste com as ruas desmazeladas e sujas, pessoas estranhas e gente esquisita, mas muito pitoresca.

Jantamos num local do lado do Uruguai, muito bacana e descente, pequeno, e também com gente estranha, inclusive um velhinho que acariciava, de forma bizarra, uma pequena cobra dentro de um saco plástico... pois é...

Ficamos num hotel razoável cheio de gente de toda parte, motoqueiros com suas super motos, triciclos, famílias com tralhas nos carros... UFA! não somos os únicos barraqueiros!

Amanhã seguimos para Montevideo de onde estamos há mais ou menos umas 3h. Depois a volta vai ser parando em alguns lugares e, na medida do possível, vou atualizando mais essa aventura, só que agora em família com a nossa Valentina.

Um grande beijo a todos e sintam-se inspirados,

Pri

6 comentários:

Anônimo disse...

A aventura sou mais fã dessa família.
Feliz Ano Novo e estou na torcida por vcs.
JD

Anônimo disse...

Ou melhor: A Cada aventura sou mais fã dessa família.
JD

Anônimo disse...

Feliz Ano Novo!!!
Felizes aventuras e muito divertimento para os três no maravilhoso sul do Brasil!!!
Beijos,
Magda

Anônimo disse...

Daniel/Pri/Valen
Que saudades de vocês! É ótimo acompanhar essa aventura pelos textos. É como se vivêssemos um pouco dessa aventura.
E agora a Valentina tem passaporte! Pelo que tudo indica, ítem de primeira necessidade para a pequena simpática.
Um beijão da turma da Guaporé!

Anônimo disse...

Boa tarde
Gostaria de saber qual e o valor do camping para acampar na Fortaleza.
Obrigada

Priscilla disse...

Oi "Mana", o valor do camping era 140 pesos, ou mais ou menos 13/12 reais por lote por dia...

Espero ter esclarecido.

Pri