23 janeiro 2008

Dia de Mobilização e Ação Global - conexão São Paulo do Fórum Social Mundial - 26/01/08



O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

Em 2008, ao contrário de outros anos, o Fórum Social Mundial 2008 não terá eventos centralizados, será composto por milhares de ações em todo o mundo.

Os atos públicos, sob coordenação dos movimentos sociais, ONGs e outros representantes da sociedade civil, ocorrerão no Dia de Mobilização e Ação Global, em 26 de janeiro.

Desde sua criação em 2001, por iniciativa de ONGs brasileiras e estrangeiras, o Fórum Social Mundial se tornou um processo permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.

Para os manifestantes, o fórum é uma oportunidade de trocar informações e contatos com outros ativistas, além de protestar contra políticas globais consideradas prejudiciais para os mais pobres.

Em 2008, espalhados pelo mundo afora, grupos, movimentos e entidades que se identificam com as propostas do Fórum irão mostrar em diversos e simultâneos eventos que o "outro mundo possível" não é só uma promessa, mas uma construção coletiva já em andamento.
Durante as 24 horas do próximo dia 26 de janeiro, acompanhando o caminho do sol, um programa especial via internet transmitirá flashes desse grande painel de ações em curso por todo o planeta. (ver em wsf2008.net)

A região metropolitana de São Paulo estará presente com várias manifestações também interconectadas. Entre elas, o Sábado-Feira, evento multitemático que reunirá mais de uma centena de instituições sociais e grupos culturais para compartilhar experiências, idéias e propostas sobre as ações nas quais estão empenhados para mudar o mundo.

O Sábado-Feira será realizado em São Paulo, no Centro de Eventos São Luis, situado na Rua Luis Coelho 323, na região da Avenida Paulista, a uma quadra do Metrô Consolação.

O amplo salão com mais de 2.000m2 será demarcado com 120 espaços de 3x3m. Terá, ainda, pequenos palcos para apresentações de dança, teatro, música e performances, além dos telões que transmitirão a programação do Dia de Mobilização e Ação Global pelo mundo todo.

Essa é uma ótima dica para conhecer as iniciativas de quem está tentando fazer a diferença no mundo de hoje. Para conhecer as entidades participantes, atividades e maiores informações acessem:

http://www.sabado-feira.net

ou

http://www.forumsocialmundial.org.br/

Nenhum comentário: