13 março 2008

O Fim da Picada


No final de semana passado, fui ao "chá-de-bebê" de uma amiga. Super legal, afinal é sempre bom comemorar a dádiva da reprodução, ainda mais assim com tanto amor e expectativa positiva, como é o caso dela. Eles são um casal muito lindo!
Eu feliz, mandei de presente 2 "bodies" bem mimosos, um pacotão de fraldas (sempre bom e NUNCA dispensável) e uma caixa de absorventes para seios.
Esclarecendo, essa minha amiga, por questões de saúde, TALVEZ, não possa amamentar, não por incapacidade mas por correr o risco de precisar tomar uma medicação muito forte logo após o parto. Não vale a pena entrar em detalhes sobre o motivo da medicação ou a patologia que ela possui.
Embora eu saiba que talvez ela não vá amamentar, achei que era pertinente mandar os tais absorventes de seio, afinal para mim, boa leiteira, a esperança é a última que morre, vai que dá tudo certo ela ela não precisa tomar o tal remédio, e também se tomar e não usar tudo bem do mesmo jeito, ela dá para outra pessoa!
Mas de tudo isso o que eu queria comentar e que me deixou indignada, foi a atitude de uma outra colega dela presente no evento. Estava eu olhando os presentinhos, quando a tal "amiga" se aproxima, aponta para os tais absorventes e fala pra ela, com ares de desdém: "- Olha, isso aqui você pode trocar, afinal não vai amamentar, né?".
Minha amiga quando viu que eu estava perto ainda tentou "passar um pano", afinal eu que tinha dado o presente suuuper incoveniente: "-Ah, mas quem sabe não rola de amamentar, sei lá..."; e a outra " - Ah, não troca logo por alguma outra coisa, você já sabe que não vai rolar...".

Depois disso saí de perto pois já estava P... da vida. Caramba, quem tem uma amiga dessas, não precisa de inimigas! Que triste, desencorajar assim as pessoas, ainda mais diante de um problema tão sério e diante de uma oportunidade tão bonita, que é amamentar. Fora isso, a tal "amiga" também já tinha dado de presente outros artigos lindos e fofos como mamadeiras e bicos afins... Sabe o que parece? Que as mulheres quando não parem (de parir) ou quando não amamentam, tem uma inveja tão grande de ver essas possibilidades na outra, que tomam esse tipo de atitude vergonhosa!

Sei que essa é uma opinião bem pessoal minha e que talvez minha amiga nem tenha notado ou ligado para nada disso, mas acho realmente o FIM DA PICADA ver as mulheres se "aconselhando" de forma tão desempoderadora.

Pena...

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma outra leitura:
Eu nunca pari,por conseguinte nunca amamentei. E nem tenho certeza de que desejo isso. Mas, comungo da delícia desse ato. É dadivoso para quem quer.
Mas, nem todas as não-mães são insensíveis, assim como a maternidade não torna alguém melhor. A gente se melhora, se burila e sensibiliza com ou sem prole. E pra "amiga"entre aspas não falta filho, falta generosidade, amizade, gentileza, e educação.rs
Beijos e vai postando que eu vou lendo!