25 maio 2007

Mostra de Curtas de Animação no Amorim Lima



Você sabia que existe animação além da Disney e da TV?

Neste sábado, 26/05, as 14h, acontece uma mostra de curtas de animação, infantis, de todas as partes do mundo, organizada por mim e por outros colegas, lá no Amorim Lima.

Será o todo, 70min. de exibição, em DVD.

Quem quiser aparecer, levar uma criança, conhecer a escola, sintam-se convidados, é aberto e gratuito!

O Amorim fica na Rua Professor Vicente Peixoto, 50 - Butantã - Tel.: (11) 3726-1119

Abaixo segue a programação:

Mostra de Curtas de Animação para Crianças no AMORIM LIMA

Pai e Filha (Father and Daughter)

Dir. Michael Dudok de Wit
Holanda/2000
8min. 30seg.
Oscar de melhor Curta de Animação – 2001
Um pai dá adeus à sua filha pequena e vai embora. Ela espera seu retorno por dias, meses, anos...

AU BOUT DU MONDE
Dir. Konstantin Bronzit
França/ 1999 7 min. 45seg.
“No fim do Mundo”, pessoas comuns vivem em condições incomuns no alto de uma montanha..

Cão de Guarda (Guard Dog)

Dir. Bill Plympton
EUA/ 2004 5min. 30seg.
Um cão de guarda paranóico, acompanha seu dono em um passeio pelo parque, enquanto imagina os terríveis perigos que ele corre...

As Pedras (Das Rad)
Dir. Chris Stenner, Arvid Uibel e Heidi Wittlinger
Alemanha/ 2001 8min. 30seg.
Duas pedras companheiras, assistem a evolução da humanidade do alto de uma montanha.

O deus (The God)
Dir. Konstantin Bronzit
Russia/ 2003 4min. 20seg.
A estátua de uma divindade indu é incomodada por uma mosca da qual ela tenta se livrar.

Estranhos Invasores (Strange Invaders)

Dir. Cordell Barker
Canadá/ 2001 8min. 27seg.
Um engraçado casal é surpreendido pela chegada de um estranho bebê alienígena na família.

Atama Yama
Dir. Koji Yamamura
Japão/ 2002 10min.
Indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 2003
Um homem careca, fica intrigado quando uma folha de planta cresce em sua cabeça.

Kutoja

Dir. Laura Neuvonen
Finlândia/ 2005 6min. 39seg.
Uma mulher tricota desesperadamente.

O Pistoleiro Sem Dedos
Dir. Daniel Araújo
Brasil/ 2001 1min.
O drama de um pistoleiro desprovido de dedos.

Zona Militar
Dir. Daniel Araújo
Brasil/ 2002 2min.
A difícil tarefa de descascar cebolas durante uma guerra...

24 maio 2007

Pela Preservação do Bem Estar do Homem


"Não há uma racionalidade no mundo, não há finalidade nele. Apenas existe um conjunto de interações. O mundo segue à deriva. À Terra não importa em nada que a vida se extinga, não seria o primeiro planeta a morrer. Insisto: a conservação não é pela Terra, não é pela biosfera, é por nós. A biodiversidade é importante para nosso bem-estar fisiológico, psíquico, estático. O grande dom dos seres humanos é que podemos criar tecnologia, mas, também, podemos detê-la, nos livrar das máquinas quando deixam de adequar-se ao que queremos; é uma questão de desejo."

Por Humberto Maturana - Ph.D. em Biologia (Harvard, 1958). Nasceu no Chile, estudou Medicina (Universidade do Chile) e depois Biologia na Inglaterra e Estados Unidos. Como biólogo, seu interesse se orienta para a compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso, e também para a extensão dessa compreensão ao âmbito social humano. É professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Chile. Prega a Biologia do Amar e do Conhecer para a formação humana.

22 maio 2007

Feliz Aniversário, Envelheço na Cidade!!!


Ontem, 22/05, completei 34 anos... Caramba!!! Ano que vem 35... o que será que isso significa????
Não sei... ano que vem descubro!

Para finalizar a reflexão sobre o "fazer aniversário", uso uma frase do grande amigo de Nelson Rodrigues, Otto Lara Resende (Bonitinha mais Ordinária):

"... a juventude tem cura, é só esperar..."

20 maio 2007

Sábado no Amorim Lima



Ontem, dia 19/05, logo pela manhã, tínhamos um importante compromisso: comparecer ao evento de entrega do prêmio "Salva de Prata", da câmara dos vereadores de São Paulo, para a EMEF Amorim Lima. O "Amorim", como é conhecido, é a escola onde eu colaboro com o projeto de cinema, já há 3 anos. A título de esclarecimento, esse prêmio é dado a trabalhos notáveis, reconhecidos por mérito nos mais diversos âmbitos, e este ano quem teve esse "reconhecimento", por parte da câmara de SP, foi o Amorim, por seu esplêndido trabalho pedagógico-cultural-inclusivo.

Ir até o Amorim participar de seus eventos é no mínimo uma injeção de ânimo, impossível sair de lá sem que suas energias e esperanças no amanhã tenham sido renovadas e como é de costume, me emocionei...

A escola tem um projeto pedagógico diferenciado, adotando o slogan da "escola sem paredes", onde as crianças trabalham sempre em grupos, dispostas em salões enormes e não seguem a proposição taylorista, nem o ultrapassado regime de "engolir" aulas. Alí, a participação do aluno é a alma do negócio e o professor exerce o papel de guia para os estudos, além de estimulador da pesquisa na geração do saber, mas sempre com o olhar multidisciplinar.

Os alunos não estudam por matéria e sim por roteiros temáticos, que englobam todas as disciplinas do currículo escolar, abordadas de forma interligada e o material didático é sim o mesmo usado nas demais escolas da rede municipal de ensino.

Além disso, a cultura popular é parte fundamental da grade da escola, desde muito antes da prefeitura instituir as oficinas de arte nas escolas do munícipio, o Amorim já tinha seus oficineiros voluntários, trabalhando no incremento do currículo escolar, através da cultura popular brasileira e das artes em geral, com um olhar rebuscado sobre o papel da cultura no ensino, como agente inclusivo e estimulante dos gostos, talentos e saberes. Foi nessa brecha que me encaixei e me engajei na escola, levando uma oficina de cinema para os adolescentes, assim como outros colegas que, como eu, levavam um pouco do seu melhor com música popular, brincadeiras, capoeira, teatro, dança, leitura, etc.

Mas a escola não vive somente do que existe lá dentro, vive muito a sua comunidade que é atuante e decisiva. Alí, as reuniões de conselho tem quorum garantido por professores, educadores, colaboradores, pais e alunos, engajados num mesmo proprósito e objetivo - buscar e ter uma educação de qualidade, acima de qualquer possível dificuldade.

A escola é feita de muitas pessoas, muitos corações e muitas mentes, e com certeza não basta a força de uma só para que algo de diferente aconteça, é necessário um trabalho coletivo forte e coerente. Entretanto, no caso do Amorim, tenho absoluta certeza que se a Ana Elisa, sua diretora, não fosse quem é, nem como é, a escola não seria assim. Ela é uma pessoa extremamente guerreira, visionária, disposta, uma apaixonada pela educação, é sem dúvida a mentora da escola, muito mais que uma diretora. Trabalha como o regente de uma orquestra, que está de olho em tudo e em todos, colocando as pessoas no mesmo tom, na mesma sintonia e ditando o ritmo. Ela detecta os diferentes talentos para trabalhá-los de forma isolada e tirando assim o máximo do melhor de cada um, de forma a nos fazer sentir pessoas melhores. Somos todos iguais, mas todos diferentes e cada um especial em seu papel, é assim que ela estimula alunos, professores, educadores, colaboradores, arte-educadores, funcionários, TODOS! A Ana é uma pessoa por quem tenho grande admiração e respeito.

Por tudo isso o Amorim nos recarrega, ali as festas são festas mesmo e como disse a Vereadora Soninha, que estava lá ontem na cerimônia, as festas juninas são juninas, as festas da cultura são da cultura, festa de natal é de natal e absolutamente tudo dentro da idéia de um cultura genuinamente BRASILEIRA, recebendo portanto o seu devido valor.

Foi lindo ontem, ver a moçadinha da capoeira se apresentar, dançando, sambando, tocando e cantando. Foi maravilhoso ver meninos e meninas, numa roda de brincadeiras, também se apresentando, cantando e brincando o Brasil, foi apoteótico o encerramento da solenidade, com um grupo de Maracatu, cujos integrantes percussionistas eram somente meninas de 10 a 14 anos, de arrepiar! Onde mais vemos isso???

O Amorim é hoje um exemplo de escola pública, com gestão autônoma, coletiva e participativa, algo a ser seguido, a ser espelhado, a ser incorporado. Um exemplo de educação pública cujos princípios de valorização humana tando do professor, aluno, educador e todos os demais, é trabalhada com equidade.
O Amorim é um lugar onde as diversidades são respeitadas e destacadas. Uma grande prova disso, foi a composição da mesa da solenidade, que era formada pelo atual Sec. da Educação (PSDB) e pela ex-secretária (PT) da gestão Marta, onde o discurso do atual secretário era exatamente o de exaltar o trabalho da escola e o incentivo recebido pela gestão do PT, ressaltando que "...num projeto de escola como esse não há política que possa interferir..." - é isso, o resultado deve ser soberano sempre!

Denovo, repito uma frase que tenho usado muito, referindo-me a fatos, coisas, pessoas, lugares que fazem a diferença e que nos enchem de esperança: Um Mundo melhor é possível!

Me sinto importante e privilegiada por, de alguma forma, fazer parte de tudo isso e por estar contribuindo para esse mundo melhor que nossos filhos vão poder desfrutar, ainda que não em sua plenitude, mas que mesmo em sua parcela, seja melhor.

Ainda eufórica com a recarga recebida ontem no Amorim, tenho esperança que o homem retome para si, algumas virtudes essenciais para a melhoria se seu espírito e consequente melhoria da humanidade - a gentileza e a dádiva - que no meu ver foram e são importantíssimas no processo de construção do Amorim: sem gentileza não existe a doação, e sem doação não há o que receber...

Quem quiser conhecer o site da escola está novinho em folha e o meu trabalho também está no site:
http://www.amorimlima.com.br

18 maio 2007

Pérola do Ministro "Gil"


Estou me divertindo muito com meu novo brinquedinho que ganhei de dia das mães: um IPod vídeo, muito fofo, e veio com um Cd para alimentá-lo, uma pérola da MPB, um disco do Gil com o Jorge Ben que se chama "Gil Jorge - Ogum Xangô", muito legal!!!
Para os que já conheciam, me perdoem a ignorância, mas antes tarde do que nunca!

Nesse disco descobri uma jóia rara, uma música muito, muito divertida do Gil, que se chama "Nega", de 1971, com letra em inglês. Cada vez que ouço morro de rir! Puro entretenimento! Resolvi então compartilhar a letra com vocês e instigar, os que não conhecem, a buscar tal jóia e curtir esse som - "My Tropical woman is you Nega, I love you!!!"

NEGA (PHOTOGRAPH BLUES)

Gilberto Gil
1971

Nega
You spent so blissfully
The last few days with me
Nega
I spent so nicely too
The last few days with you
When I met you, it was so fine
I didn't talk a lot to you
I only mentioned your smooth hair
You made a speech about shampoo
We took many, many, many photographs
Downtown
As we passed through
Nega
You spent so blissfully
The last few days with me
Nega
I spent so nicely too
The last few days with you
You've been going just where I've gone
All my people you have seen
I've been doing just what you've done
Now I can dig your cup of mu tea
We let our moments become, become
What they really had to be
Nega
You spent so blissfully
The last few days with me
Nega
I spent so nicely too
The last few days with you
Develop our photographs
As simple dreams that will come true
Perhaps they will make you laugh
Or make you sure about we two
Develop, baby, our photographs
Perhaps they will make you sure
Perhaps they will show you nothing
Nothing, but a shade of blue

14 maio 2007

Dia da Mães

Queria muito ter conseguido escrever no domingo, o tempo, como sempre, não permitiu, mas não tarde, quero e devo relatar um pouco da emoção de ter passado meu primeiro dia das mães.
Às vezes temo ser repetitiva em minhas abordagens, mas como deixar de lado a condição de mãe? Condição essa que, nos chama para esse lugar 24h por dia, desde o instante em que acordamos, até durante nossos sonhos mais profundo, por isso, acredito que o tema maternidade seja tão recorrente nos textos desse blog.

Meu último texto retratava a felicidade de ver minha pequena se adaptando a uma nova realidade que lhe foi imposta por força das circunstâncias, depois disso tanta coisa aconteceu... a tristeza, a angústia, o choro, a dúvida, tudo por não saber se as escolhas são as mais acertadas, ou talvez por ter certeza de que essas escolhas jamais serão as mais acertadas... Tivemos um período muito difícil, talvez o primeiro de nossas vidas, minha e da Valentina, como mãe e filha, como conflito, como decisão, como culpa, como mágoa sentida. Mesmo assim, necessito acreditar que as coisas estão melhores e que esse é o caminho que devemos trilhar.

Mas ainda bem que depois de tudo isso, vem então uma outra emoção, assim tão forte, e tão mais tenra, que é a chegada do meu primeiro dia das mães... algo tão bobo, mas muito significativo... nada comercial, um sentimento mesmo, besta, mas um sentimento bom de expectativa, de chegada, de ansiedade.

Começando a se descortinar há algumas semanas atrás, quando a escolinha inicia uma série de "teasers", como contagem regressiva para este dia, enviando pequenos pensamos, frases, a cerca da mítica materna, se assim a posso chamar. Aí veio o pedido de uma contribuição em dinheiro, em nome do papai, claro!, para a compra da tal "lembrancinha". Depois o pedido de confirmação para a festinha das mamães, quando deveríamos levar um prato de doce e algo para beber, enfim... todo um preparo!

Juro que em outros tempos, encararia tudo isso como "piegas" mas, sem pudores, devo admitir que é bem legal! A festinha da escola foi na semana anterior ao dia 13/05, e foi lá que pagamos nosso primeiro mico, eu e o papai Daniel... imagine que era uma festa só de mães, mas nós dois, em nossa empolgação pueril, nem nos atinamos a este fato e fomos os 3, felizes! Só quase na hora de ir embora, percebi que o Daniel era o único pai da festa... ahahah! Ato falho total! Com certeza precisávamos, ambos, ver para crer e partilhar... Que divertido, a idéia era que as crianças fizessem bijouterias para as mães, mas no meu caso, fiz eu mesma para mim mesma.

A semana passou rapidamente e o dia 13/05/07 amanheceu um dia lindo de céu azul, azul, sol brilhando, típico dia de outono. A Valentina já estava na cama com a gente pois já tinha acordado para mamar e ficou lá.

Foi tão legal acordar como mãe no dia das mães! Parecia que eu tinha sido promovida, condecorada, sei lá! Muitos beijinhos do papai, carinhos e afagos do bebê, sorrisos de frasesinhas doces... e eu ali esperando o momento mais legal... o do cartão...

Fui tomar banho e quando terminei, voltei para o quarto e lá estava... um pacotinho em cima da cama, com um cartão, desenhado pelo papai, em cima de tudo. Olhei do lado e lá estava ele, o papai com a filhinha no colo, olhando para mim com cara de "abre, abre, abre!". Peguei o cartão e em seguida os olhos marejaram... uma singela frase e um desenho lindo dos 2 me olhando como se estivessem batendo palmas para mim... foi lindo! Dentro, para meu espanto, uma mensagem redigida pela Valen... alguns códigos indecifráveis, parte de uma mensagem secreta dela para mim...

Presente? Ah! Tinha também... mas não era o que mais importava, mas gostei muito dele e de todo o trâmite que envoleu sua aquisição, depois relatada pelo papai empolgado.

Para completar, almoço em família na casa da vó Mathilde, como sua maravilhosa lasanha e vasta opção de doces...

Quem bom, nossos últimos 2 dias das mães tinham sido muito tristes por conta de problemas de saúde das 2 matriarcas: minha avó em 2005 e minha mãe em 2006...
Que bom que este ano foi diferente! Que bom que eu também faço parte do quadro materno-familiar, que bom que temos a Valentina.